21 de junho de 2022

Como funciona sensor de chuva de Para-brisas

O sensor de chuva é uma tecnologia de segurança para o seu veículo, pois ele se encarrega de fazer uma leitura rápida das condições que podem interferir na qualidade da visibilidade do motorista.

E se você quer saber mais sobre esse dispositivo tão importante, continue a leitura deste artigo. 

Primeiramente, vamos entender o que é o sensor de chuva? 

O sensor de chuva é um dispositivo que aciona automaticamente o limpador de para-brisas quando há a presença de água. Esse sistema é ativado rapidamente sem que o motorista precise acioná-lo. 

Para que isso aconteça, é preciso colocar a alavanca do limpador na posição “auto”, ou programar essa opção na central eletrônica do carro. Você pode instalar esse sistema em seu veículo, caso ele já não venha de fábrica. 

Como esse sensor funciona?  

O sensor de chuva trabalha emitindo uma luz infravermelha, que é rebatida no para-brisa. Quando cai água nele, a quantidade de luz recebida diminui, o que altera a leitura desse infravermelho. 

Essa informação é enviada para a central eletrônica do veículo, que aciona o limpador de para-brisa automaticamente. Além disso, o sensor também controla a velocidade dos limpadores, que varia de acordo com a quantidade de água que está caindo no para-brisa. 

Qual a importância do sensor de chuva?

É mais do que conforto e praticidade, é sobre segurança. O sensor estará preparado para entrar em funcionamento automaticamente, sempre que houver contato da água com o para-brisa, deixando assim o motorista tranquilo e com visibilidade para dirigir em dias de chuvas e tempestades.  

Você sabia que trafegar em dia de chuva sem acionar o limpador de para-brisa é considerado uma falta grave, de acordo com o artigo 230 do Código Nacional de Trânsito?  Isso pode render multa e a perda de pontos na sua carteira de habilitação. 

Além disso, caso haja qualquer trinca em seu para-brisa você precisa ir até um mecânico o mais rápido possível para consertá-lo, pois quaisquer danos que comprometam a visão do motorista, além dele estar sujeito a multas, ele pode colocar a vida dele e de outras pessoas em risco. 

Se esse conteúdo foi relevante para você, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos e dicas automotivas!