24 de novembro de 2021

Confira uma lista com sugestões de passeios na região de campinas

Final do ano chegando, férias, momento de lazer. Que tal sair da sua rotina e aproveitar seus dias livres para passear, realizar atividades culturais, conhecer o Circuito das Frutas e das Águas Paulista ? Programe-se e veja essas sugestões de passeios para você fazer na região de Campinas! 

Maria Fumaça

Passeio tradicional nos antigos vagões puxados por locomotivas a vapor! Essa é uma das principais atrações turísticas da cidade de Campinas e conhecida por ter sido cenário de muitas novelas de época como “Sinhá Moça”, “Terra Nostra” e “Esperança”. O percurso dá início na estação Anhumas, em Campinas, e segue até o município de Jaguariúna. Durante o trajeto, os monitores especializados vão contando a história do café, das ferrovias e dos trens. O passeio tem duração de aproximadamente 3h30, incluindo ida e volta. Também existe a possibilidade de fazer meio percurso.

Acesse: https://www.mariafumacacampinas.com.br/descricao-do-passeio/datas-horarios-e-tarifas

Wet’n Wild

Um dos maiores parques aquáticos do Brasil, está localizado a apenas 30 minutos de São Paulo e a 15 minutos de Campinas. O parque possui área total de 160 mil m², tendo capacidade para receber 12 mil pessoas por dia, além de contar com 7 milhões de litros de água tratada, reciclada e várias atrações para todas as idades.

Confira as atrações acessando: http://www.wetnwild.com.br/ 

Hopi Hari

Não podíamos deixar de fora, não é mesmo? Quem não ama um parque de diversões? Reaberto em 2017, está totalmente revitalizado com 95% das atrações em funcionamento. Os eventos estão sendo produzidos pelo próprio parque com uma equipe formada por grandes profissionais do ramo, além de oferecer qualidade e segurança. Acesse https://www.hopihari.com.br/ e garanta seu ingresso.

Circuito das Águas Paulista

Composto por 9 cidades, localizado na Serra da Mantiqueira, o Circuito das Águas Paulista fica em meio a áreas verdes, clima ameno, paisagens exuberantes e abundância de água com excelente qualidade. Estão entre o circuito: Águas de Lindóia, Serra Negra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Amparo, Holambra, Pedreira e Socorro. Essas cidades apresentam características específicas que atraem turistas para a região, além de estarem muito próximas a Campinas.

Lindóia é conhecida por seus centros hidroclimáticos e águas que possuem propriedades medicinais. Já Serra Negra possui parques, praças e jardins. Águas de Lindóia encanta com sua calmaria. Jaguariúna é um grande polo industrial com grandes setores da economia e da tecnologia. 

Monte Alegre do Sul é conhecida pelo turismo termal, religioso e rural. Pedreira possui um comércio de louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gesso, resina empregados em peças artísticas, utilitárias e de decoração.

Socorro é conhecida como a “Cidade Aventura”, já que oferece vinte opções de atividades radicais para escolher, seja no ar, na terra ou na água.

Holambra, a cidade das flores, é sede da tão conhecida expoflora. Entre as atrações oferecidas pela cidade, estão os passeios pelos campos de produção de flores e o Museu Histórico e Cultural, onde é possível conferir como a cidade surgiu, através de centenas de fotos tiradas durante todo o processo de imigração e formação da colônia holandesa. Também apresentam réplicas das antigas moradias, maquinários agrícolas, etc. A cidade de Amparo apresenta uma preservação de seu patrimônio arquitetônico e histórico. Saiba mais sobre o Circuito das Águas: https://www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br/ .

Circuito das Frutas

Esse circuito é formado por sítios e fazendas que produzem frutas nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos, Vinhedo e Atibaia. É uma ótima oportunidade e experiência para quem gosta de estar no meio rural, colhendo frutas do pé, provando doces e geléias caseiras, além de aproveitar a simpatia e a sensação de acolhimento das pessoas ao redor. 

Essa região é responsável pelo cultivo de uvas finas e de mesa, morango, figo, goiabas branca e vermelha, caqui, ameixa, nectarina, pêssego, poncã e acerola, é também conhecida por suas festas tradicionais relacionadas às safras das frutas, como Festa da Uva em Jundiaí e Vinhedo, a Festa do Figo e a Expogoiaba em Valinhos, a Festa do Caqui em Itatiba, a Festa do Morango em Jarinu e Atibaia.

Acesse: http://www.circuitodasfrutas.com.br/ e saiba mais!

Jardim Botânico

Para os amantes das plantas, uma dica é o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa. O local possui 3700 espécies de vegetais, cultivados em 17 jardins temáticos, com lagos, canteiros, bosques, árvores nativas, floríferos e painéis interpretativos. Confira as atrações acessando: http://www.plantarum.org.br/ .

Zooparque

Localizado em Itatiba, o parque é considerado o primeiro zoológico temático do Brasil. Sua área é de 500 mil m² com mais de 1.400 animais. É um zoológico de biomas, e possui um dos maiores aviários do Brasil, com mais de 500 espécies.  O zooparque oferece uma trilha em que você pode avistar diversos animais, como papagaios, águias, tucanos, avestruzes, tigres, rinocerontes, macacos, hipopótamos, antílopes, lobos, lontras, jacarés, entre outros diversos animais do Cerrado, da Savana Africana e do Bosque de Pinheiros Australianos. Conheça mais sobre o Zooparque: https://zooparque.com.br/ .

Brotas

Localizada no centro do Estado de São Paulo, é uma dica de destino para quem ama natureza. Fica a cerca de 2 horas de Campinas. Conhecida como a capital do turismo de aventura, são mais de 20 cachoeiras abertas à visitação, cerca de 40 atividades, seja na terra, na água e no ar. A cidade também oferece voo de balão, caiaque duplo e uma nova modalidade de tirolesa, em curvas acentuadas, chamada de Sky Rider. Saiba mais acessando: https://campinas.com.br/turismo/2018/12/brotas-para-amar-comer-e-contemplar-um-convite-ao-descanso-e-ao-romantismo/