10 de dezembro de 2021

Mecânica de caminhão: cuidados básicos

A mecânica de caminhão exige cuidados básicos e possui um papel fundamental na vida de qualquer caminhoneiro. Ela é mais complexa, pois eles não são veículos de passeios, são veículos de cargas e apresentam diversos componentes para uma manutenção completa. 

Alguns problemas podem surgir com o seu caminhão por conta da necessidade de usá-lo regularmente e caso seu veículo tenha que ficar um tempo no conserto, você acaba perdendo fretes e tendo prejuízos financeiros no final do mês.

Portanto, é fundamental que você não espere dar problemas para fazer uma manutenção. Alguns acidentes são provocados por falhas que poderiam ter sido evitadas, afinal, manutenção é sinônimo de segurança.

Primeiramente vamos abordar os tipos de manutenção para o seu caminhão

Manutenção corretiva

É realizada quando o veículo já apresentou alguma falha ou problema. Essa manutenção é a que deve ser evitada. O cuidado deve ser feito antes que o problema de fato chegue a interferir no seu caminhão. 

Manutenção preventiva

Essa manutenção tem a ver com prevenção. Para adotar esse cuidado com o seu caminhão, é necessário que você planeje as revisões de todos os componentes do seu veículo e que realize trocas ou reparos sempre que for preciso. Isso fará com que não haja comprometimento no bom funcionamento do seu caminhão, além de evitar futuros acidentes.

Manutenção preditiva

Essa manutenção, menos conhecida, se refere à substituição de peças ou componentes quando eles apresentam algum tipo de falha durante a revisão. Ou seja, é uma avaliação da vida útil da peça e a substituição ou reparo quando esse período expira e chega ao fim. Isso evita que a mecânica do seu caminhão te deixe na mão. 

Agora que você já sabe os tipos de manutenção, vamos falar sobre a mecânica do caminhão e os cuidados básicos :

A manutenção dos caminhões é imprescindível e fundamental para que os caminhoneiros exerçam seus trabalhos em segurança e conforto. Deixar de lado a revisão periódica do seu veículo é colocar a própria vida e a dos outros em risco, além de ter que arcar com gastos maiores quando o problema e as falhas vêm à tona. 

Agora você já sabe quais os tipos de manutenção existem, quais são os melhores e quais componentes necessitam ser verificados. Com isso você terá mais segurança e tranquilidade nas estradas. Outra dica é criar uma lista com os ítens que devem ser verificados e as respectivas datas, assim você não se esquecerá das datas de revisões e dos componentes que precisam ser avaliados.

Se você tiver problemas com para-brisa, se precisar de uma higienização no seu ar-condicionado, colocar insulfilm, conserto de máquina de vidro e instalação de alarme, a União Vidros e Som Automotivo é o lugar certo para você!

Buscando atender as necessidades e garantir a satisfação dos clientes, a União oferece os melhores produtos, serviços, soluções eficientes e atendimento a domicílio. 

Além disso, tem como parceria a Sekurit Partner, que trabalha com os melhores vidros fabricados pela Saint- Gobain Sekurit, os quais são instalados com ferramentas atualizadas e técnicas avançadas.