16 de junho de 2020

Módulo de vidro elétrico: Quais os tipos de módulo e os principais problemas

O módulo de vidro elétrico é o responsável pela subida e decida dos vidros. Além de controla-los , em alguns casos ele também permite o controle dos vidros através dos sinais do alarme, mas tudo isso depende do tipo de módulo que está sendo usado no veículo.

Tipos de módulos de vidro elétrico.

Nos tempos de hoje é difícil ver um carro que não possua vidros elétricos, e se o carro tem vidro elétrico ele também tem um módulo de vidro elétrico. Há diversos módulos no mercado, alguns com funções exclusivas e específicas. Vamos conhecer alguns módulos e suas particularidades.

Módulo Universal

São os módulos usados em modelos mais simples, como o VW Gol, Gm Corsa Wind, Fiat Uno entre outros. Esses módulos possuem as funções básicas de subida e descida de vidros. Conectando o módulo com o alarme e as travas elétricas, é possível subir e descer os vidros, travar/destravar as portas com um simples comando no alarme. Mas para isso acontecer, é necessário que o módulo seja sensorizado.

Módulo Sensorizado

Também conhecido como módulo inteligente, possui diversas funcionalidades em comparação a um módulo simples de vidro. No módulo simples, para comandar a subida e descida de vidro, é necessário manter pressionado o botão de comando.

Já no módulo sensorizado, com apenas um toque no botão, o vidro vai até o final do curso da máquina e com mais um toque ele para o movimento.

Além disso com o módulo sensorizado é possível fazer a conexão com o alarme automotivo e com as travas elétricas, permitindo o controle dos vidros através do alarme.

Outro função interessante é que com o módulo sensorizado é possível habilitar a função alívio de pressão, que também é conhecida como anti-vácuo.

Essa função evita que seja necessário “bater” a porta para fecha-la, através de uma pequena abertura no vidro contrário da porta que está sendo fechada. Após o fechamento da porta, o vidro volta a fechar por completo.

Módulo Plug-in-Play

O termo “plug-in-play” é utilizado para dizer que o módulo já possui a conexão pronta para receber o conector do chicote (rabicho com o conector para o módulo). Isso facilita muito para os instaladores, pois com os conectores plug-in-play não é necessário cortar os fios para fazer a conexão entre módulo e chicote. 

Módulo anti-esmagamento

Esse módulo é o mais seguro de todos, pois evita que acidentes aconteçam, principalmente para quem tem crianças.

Ele possui um sensor que, ao encontrar um obstáculo no curso do vidro, ele para imediatamente a subida, recuando e aliviando o que estava preso, evitando assim acidentes e ferimentos.

É importante lembrar que todos os módulos com anti-esmagamento são sensorizados.

Problemas comuns com o módulo do vidro elétrico

Normalmente os maiores problemas com o módulo de vidro aparecem na hora de fazer a instalação. É muito importante checar as conexões  do chicote, principalmente a chegada do positivo e o negativo da bateria, pois qualquer inversão no módulo, pode imediatamente queima-lo.

Essas inversões podem danificar outras peças também como os interruptores (botões), pois recebendo os sinais invertidos, a energia sendo enviada para o componente errado pode danifica-lo junto ao módulo.

Por serem produzidos em série, raramente um módulo apresenta algum defeito, sendo assim, em quase todos os casos, o problema está na instalação.

Onde comprar módulos de vidro?

Na União Vidros e Som automotivos você encontra uma grande variedade de módulos de vidro, de diversos modelos e marcas.

Temos para diversos veículos e todos os módulos que trabalhamos são módulos sensorizados, inclusive em nossos kits de vidro elétrico.

Onde fazer a troca do módulo de vidro?

Conheça a nossa loja União Vidros e Som automotivos, o centro automotivo especializado em instalação de módulo de vidro elétrico, kits de vidro, entre outros serviços. Todos os nossos profissionais possuem experiência na área, e estão dedicados a solucionar o seu problema.

Venha nos fazer uma visita!