18 de fevereiro de 2021

Peças de carro: como cuidar de para-brisa e vidros do veículo?

Você sabia que o para-brisa é uma das peças automotivas mais importantes para a segurança do seu veículo? Manter a limpeza não é apenas uma questão de capricho e estética, já que para-brisas e vidros sujos e embaçados dificultam – e muito – a visibilidade. Por isso, devem passar por limpezas frequentes, que podem ser feitas por você, em casa ou por empresa especializada.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e sugestões simples de como manter o para-brisa e os vidros do carro sempre limpos e brilhantes. Ver abaixo!

Limpeza dos vidros e para-brisa

Confira como limpá-los de forma simples e fácil!

Lave com água

Comece a limpar lavando os vidros com água. É fundamental que antes de aplicar a solução de limpeza limpe bem com água e uma escova macia. Faça movimentos horizontais ou verticais suaves. Essa etapa serve apenas para soltar a sujeira.

Aplique a solução de limpeza

Com uma toalha de microfibra na mão, borrife um pouco de solução de limpeza e comece a passar pelo vidro. Faça movimentos verticais ou horizontais e você notará que logo estarão limpos e brilhantes. Se notar que ainda existem resíduos, repita a aplicação, até que não haja manchas ou marcas.

Depois disso, é só esperar que as janelas e o para-brisa sequem completamente.

Cuidando do limpador de para-brisa

O limpador de para-brisa é uma das peças responsáveis ​​por manter o vidro frontal do carro limpo e com uma excelente visibilidade. A palheta do limpador, assim como a parte de borracha que faz a limpeza, deve ser trocada uma vez por ano. Porém, se seu uso for muito frequente, haverá mais chances de deterioração e, portanto, a necessidade prevista de troca.

Um dos vestígios que podem sinalizar que é hora de mudar é a eficiência da peça. Se você notar que a qualidade caiu e o vidro não está limpo, é hora de trocá-lo.

Confira alguns cuidados com o limpador:

– Limpe periodicamente com produtos neutros, pois não danificam a borracha das palhetas. Nunca aplique querosene, álcool, detergentes, entre outras substâncias abrasivas, que podem corroer a borracha, reduzindo sua vida útil.

– Mantenha o reservatório de água sempre cheio. Isso certamente contribuirá para sua conservação.

Dicas para aumentar a durabilidade de vidros e para-brisas

– Torções: cuidado com a torção, ela é uma das maiores causas de trincas no para-brisa. Recomenda-se que o motorista dirija com cuidado seu veículo, evitando subir em calçadas de forma brusca, evitando lombadas e batida com a porta do carro muito forte.

– Granizo: em caso de chuva de granizo ou em situações em que caem pedras de caminhões, a dica é apoiar a palma da mão no centro do para-brisa. Essa ação pode evitar danos maiores, garantindo a firmeza do vidro.

– Palhetas: troque as palhetas uma vez ao ano, conforme acima já mencionado.

– Pestanas: se as pestanas (borrachas externas que têm por objetivo impedir a entrada de água no veículo) estiverem ressecadas, podem trazer prejuízos ao vidro. O melhor é fazer a troca.

– A manutenção das peças de carro é o que vai garantir a vida útil de cada uma delas prolongada e isso se aplica também aos vidros e para-brisa. Portanto, siga as nossas dicas de limpeza e conservação e os terá brilhantes e reluzentes por muito tempo!