24 de março de 2022

Qual o momento ideal para trocar os pneus do seu carro?

Sabemos que reconhecer o momento correto para realizar a troca dos pneus do carro é uma tarefa muito importante. É fundamental que você fique atento aos sinais que o próprio pneu indica. Essa atitude é a mais correta para saber a hora certa da substituição.

Alguns fatores podem determinar o momento certo para realizar a troca dos seus pneus. Eles podem variar de acordo com:

Tread Wear Indicator

O motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como o principal indicativo da troca dos pneus.  Mas, o que é isso? São ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. 

Quando já estão no limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’. Isso irá começar a interferir na segurança, além de deixar o motorista sujeito a multas pelas autoridades de trânsito. 

A regra TWI só não é aplicada em pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, a substituição neste caso deve ser realizada de imediato. Para fazer a medida do TWI você pode utilizar uma moeda ou até mesmo a tampa que protege o bico de sujeira do pneu em sua ponta. 

Outro ponto muito importante é a troca de todos os pneus juntos. O ideal é trocar os quatro de uma vez. Se eles forem utilizados de forma uniforme, realizando o rodízio de pneus, isso quer dizer que todos vão estar nas mesmas condições. 

Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

Mas, como escolher um pneu novo?

Na hora de escolher um novo pneu, você precisa saber a largura, a altura ou série e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. 

Caso você não tenha o manual, você precisa entrar em contato com a montadora para obter as informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. 

São dois números separados por uma barra que indicam largura e altura, a letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda.