11 de janeiro de 2022

Tendências automotivas para 2022

Em meio às crises que estamos enfrentando, o mercado automotivo está se reinventando e com isso, novas tendências automotivas estão sendo pautadas para 2022. A presença de mulheres nos cenários ocupados por homens, até a inovação e digitalização na comercialização de carros, são algumas das novidades que prometem transformar o cenário automobilístico nesse novo ano.

Separamos algumas tendências automotivas para 2022. Algumas já estão se tornando realidade no setor. Outras estão com as expectativas altas para quem trabalha no ramo. 

Participação das mulheres nas oficinas

A presença das mulheres já representa uma grande porcentagem, seja na aquisição ou na decisão de escolha na compra de carros. Mais de 40% das mulheres já compraram seu próprio veículo, segundo um levantamento da General Motors, enquanto 70% já influenciaram na decisão da compra de carros da família. 

Porém, o que chama atenção para o ano de 2022, é o crescimento do público feminino no setor automotivo como profissional. As mulheres se especializarão para atuar em oficinas mecânicas, auto-centers e lojas automotivas. 

Seminovos

Outras tendências automotivas para 2022, em vista do mesmo cenário da pandemia, ainda esse ano estarão em alta a procura e venda de seminovos pelo Brasil. 

Essa modalidade teve um crescimento de 54% no ano passado e pesquisas apontam que os consumidores preferem carros usados aos novos. Portanto, os motivos são vários e vão desde o fechamento de algumas fábricas até a facilidade de financiamento e crédito oferecidos pelas concessionárias para veículos usados.

Venda online

O conceito de concessionárias online irá se destacar em 2022. Nada mais é do que uma maior participação de estabelecimentos de compra e venda de veículos no ambiente digital. 

Ou seja, ainda existirá a comercialização por meio físico, mas as negociações e publicidade serão feitas através de vários canais online, redes sociais, marketplaces, etc. No ano de 2021 a venda de carros pela internet cresceu em 33%, e a tendência para 2022 é que esse número se multiplique.

Produção de carros novos

Por conta da crise do Covid-19 em 2019, houve uma queda drástica de vendas de automóveis no país, além do encerramento completo de operações de grandes montadoras. O setor automotivo ainda não se recuperou totalmente. 

No entanto, em 2022 a tendência é a retomada e a normalização na fabricação de carros nacionais.

Aluguel de carros

Outras tendências para 2022 que estarão em alta são os aluguéis de carros. Seja para uso profissional ou pessoas que precisam do veículo apenas por algumas horas diárias. Essa opção de aluguel já existe em várias lojas e está se tornando cada vez mais uma alternativa vantajosa e econômica. 

Essas foram algumas tendências automotivas para o ano de 2022. Algumas ainda são esperadas para o mercado automobilístico, outras já são realidade.