24 de agosto de 2020

Tire todas as suas dúvidas sobre som automotivo

Como escolher os melhores players e alto falantes para o seu carro?

É raro encontrar alguém que abra mão de ter um aparelho de som automotivo. Afinal, independente do estilo e do gosto de cada um, ouvir sua emissora de rádio preferida ou apreciar um bom CD ajuda a relaxar e, algo bem importante para os motoristas, a aliviar o estresse. Seja no trânsito pesado ou numa estrada tranquila, contar com um equipamento de som de qualidade no carro significa ter mais prazer ao dirigir.

Todo mundo gosta de um bom projeto de som automotivo, mas nem todos estão dispostos a investir muito. A boa notícia é que há opções para todo o tipo de consumidor. É possível instalar projetos de som automotivo sem gastar muito. O primeiro passo é avaliar a questão custo versus benefício e, claro, suas reais necessidades.

Para alguns, basta um bom equipamento e altos falantes básicos, nada muito complicado. De qualquer modo, o principal é escolher um bom player. A recomendação é escolher um que tenha suporte para MP3 e WMA e, se possível, entrada de USB. Esses são os formatos mais utilizados atualmente.

Seguem dicas para facilitar a compra dos equipamentos de som para seu carro.

Disposto a gastar um pouco mais? Compre uma CENTRAL MULTIMÍDIA, que vai lhe oferecer mais recursos.

As faixas de preços de CD Players, MP3 Players variam bastante, porque dependem das funções disponíveis. Não há segredo: aparelhos de som mais sofisticados custam mais caro.

Quanto aos alto falantes, também é extensa a lista de opções. O mais importante é entender as diferenças entre os equipamentos. Segundo os especialistas, é um erro avaliar apenas a potência do equipamento, como muitos fazem na hora de escolher um projeto de som automotivo. O ideal é comparar os dados sobre impedância nominal, sensibilidade, potência máxima, potência nominal e a frequência de ressonância. Ainda em relação às frequências sonoras, são elas que vão determinar a compra de altos-falantes subwoofer, woofer, coxial, triaxial, quadriaxial etc.

Não vamos entrar nas especificações técnicas, uma vez que a escolha vai depender muito mais do projeto de som automotivo de cada um, mas é importante saber que o woofer é mais indicado para aqueles que gostam de propagar o som (com o porta-malas aberto, por exemplo, já que seu alcance é maior), enquanto o subwoofer é mais indicado para os sons interiores. Os demais tipos (coxial, triaxial, quadriaxial etc.) têm relação com a quantidade de reprodutores de cada tipo de som. Assim, o coxial tem duas vias, o triaxial, três, e assim por diante.

Um bom projeto de som para o carro, como se pode ver, pode tornar-se bem complexo, dependendo do estilo de cada um. Se partir para um projeto de som automotivo mais sofisticado vai precisar de uma quantidade maior de equipamentos, como os módulos amplificadores de potência e outros acessórios de apoio, como cabos, fontes, conversores de energia, fusíveis etc.

Na União Vidros e Som Automotivos você encontra tudo para montar o seu som automotivo.