23 de novembro de 2020

Tudo que você precisa saber sobre trava elétrica

Quando se pensa em acessórios automotivos, as travas elétricas são essenciais para qualquer automóvel. Além de mais praticidade e conforto, garantem tranquilidade para o motorista. Veja nesse conteúdo sobre trava elétrica informações realmente relevantes.

Quem nunca esqueceu de trancar a porta ao sair com pressa do carro?

Nos veículos 4 portas o uso desse tipo de acessório é ainda mais importante, especialmente no quesito segurança, uma vez que é bem comum que os passageiros não se lembrem de travar as portas. E para quem transporta criança com frequência, então, trata-se de um item de primeira necessidade, já que o controle fica aos cuidados do motorista.

No Brasil, particularmente nos modelos populares, as travas elétricas ainda são opcionais e, geralmente, compõem o chamado trio elétrico (vidros, travas e alarme).

As opções de trava elétrica que você vai encontrar no mercado

A instalação das travas pode ser feita em praticamente todos os modelos disponíveis no mercado e, em média, dura entre uma e três horas, dependendo do modelo.

As lojas especializadas em acessórios automotivos dispõem de uma linha bastante extensa de produtos para atender às características dos modelos das diversas montadoras que atuam no país.

Na hora da compra o consumidor pode optar pelas travas originais, típicas para cada modelo de automóvel, ou pelas travas universais. No caso dessa última opção, vale o alerta: confira se realmente é compatível com o modelo do seu veículo, porque é comum haver exceções nos modelos universais.

Como funcionam as travas elétricas ?

As travas elétricas funcionam a partir de um pequeno motor, instalado próximo à fechadura, e que vai ser acionado via interruptor e sensores elétricos presentes na chave do veículo ou num controle remoto.

Internamente, travamento e destravamento são feitos a partir de dois sistemas: mono serventia, com os controles na porta do motorista, e dupla serventia, quando é disponibilizada a opção também na porta do passageiro.

Em termos de funções, como é comum ao mercado automotivo, o consumidor encontra inúmeras opções de produtos, dos mais simples aos mais sofisticados. A decisão vai depender de quanto se pretende investir.

Quem transporta crianças com frequência deve analisar com atenção os modelos que dispõem de mais recursos de segurança, como o travamento automático das portas assim que o carro atinge determinada velocidade.

Há modelos que permitem que o travamento seja feito automaticamente. Nesse caso, ao dar a partida, todas as portas são travadas.

Além das fechaduras das portas traseiras e dianteiras, muitos dos modelos encontrados nas lojas especializadas contam com outros atuadores no sistema para controlar a portinhola de combustível e do porta-malas.

Na escolha do produto, é importante verificar também se possui tecnologia plug and play (PnP), que garante mais agilidade e praticidade à instalação.

A opção tem sido disponibilizada em alguns modelos, ajudando a evitar problemas.

O mais importante é adquirir o produto em lojas especializadas da sua confiança, como a União Vidros e Som Automotivos e, claro, fazer a instalação de forma adequada.

Considere a questão custo versus benefício, mas fique atento: estamos falando de um item de segurança. O mecanismo precisa ser confiável (lembre-se que as portas são travadas dezenas de milhares de vezes).