22 de abril de 2020

Tudo que você precisa saber sobre vidros elétricos

As vantagens do vidro elétrico são bem evidentes: garantir mais conforto, praticidade e segurança para o motorista e seus passageiros.

Afinal, o uso de manivelas pode ser bem desconfortável, principalmente naqueles dias em que temos que conviver com bruscas mudanças no clima. Em algumas cidades do Brasil, não é raro sairmos de casa com sol e, de repente, nos depararmos com chuva.

Para quem costuma transportar crianças no carro, contar com o dispositivo pode ser de grande ajuda, principalmente quando estão na fase em que não param quietas no lugar.

Apesar da grande utilidade dos vidros elétricos, no Brasil ele ainda é opcional em vários modelos, principalmente entre os carros populares. E como nem sempre o dinheiro está sobrando, muitas vezes somos obrigados a deixar o acessório de fora na hora da compra.

Quando a situação financeira melhora um pouco, muitas pessoas saem em busca dos kits de vidros elétricos. É quando surgem as dúvidas: qual a melhor opção? O que deve ser analisado na compra desse tipo de acessório?

Dicas para ajudar na compra de Kits elétricos

Todos os modelos de carros estão preparados para receber vidro elétrico, mas é importante verificar a questão da compatibilidade e ter certeza de que seu carro aceita um sistema alternativo.

Fique atento, porque muitas das funções desse tipo de acessório dependem da instalação e das características do modelo de automóvel.

Entre as opções disponíveis nas lojas especializadas temos desde kits mais simples (que oferecem basicamente a automatização do sistema de abertura e fechamento dos vidros) até os mais sofisticados (com soluções como o sistema de antiesmagamento, por exemplo).

Além do custo do kit de vidro elétrico e da adequação ao modelo do seu carro, é preciso considerar a utilidade das funções oferecidas para o seu dia a dia.

Num mundo ideal, o melhor é ter vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras. Mas não podemos deixar de lado a relação custo-benefício.

Se o dinheiro está curto, pense nisso: se anda muito sozinho, dá pouca carona, talvez não precise investir num modelo para as 4 portas, um para 2 portas pode resolver seu problema mais imediato.

Para entender as opções do mercado

Hoje no Brasil são fabricados basicamente dois tipos de kits: comum e sensorizado.

A maioria dos compradores opta pelo sensorizado, quer permite que os vidros subam ou desçam com apenas um toque no botão. Além disso, esse tipo de kit conta uma única central de comando e dispõe de funções importantes, como antiesmagamento e alívio de pressão.

O sistema de antiesmagamento funciona como um freio. Assim que encontra um obstáculo, recua imediatamente, deixando de exercer força. Ajuda e evitar problemas, tornando-se um importante aliado na segurança e no bem-estar dos usuários do carro.

A função alívio de pressão facilita o fechamento da porta, evitando o vácuo no interior do veículo. Assim, sempre que a porta for aberta, um dos vidros irá abaixar em média de 1 a 4 centímetros, e subirá automaticamente, quando a porta for fechada.

Os modelos tops encontrados no mercado também disponibilizam: subida e descida expressas (somente com a chave de ignição ligada, por medida de segurança) e temporizador de 1 minuto, possibilitando o fechamento dos vidros após desligar a chave de ignição.

Outra vantagem dos kits sensorizados é a possibilidade de o usuário conseguir acionar o fechamento por meio do controle remoto do alarme. Mas fique atento: o alarme não faz parte do kit.

Cuidados na aquisição dos acessórios

Para não errar na hora da compra, confira se o kit é compatível com seu veículo e se serve para portas dianteiras ou traseiras. Esses itens são os que mais aparecem entre as reclamações dos compradores que adquirem esse tipo de produto via e-commerce.

Ao analisar as especificações técnicas, verifique se o produto é fabricado com máquinas originais e materiais de primeira linha. São detalhes importantes para que não haja necessidade de perfurar, soldar ou fazer qualquer tipo de modificação no veículo.

Uma última dica: a instalação do kit vidro elétrico deve ser feita por um profissional capacitado em uma loja especializada, seguindo o manual de instalação.

Na União Vidros e Som Automotivos você encontra kits de vidro elétrico dos principais fabricantes do país. Para maiores informações entre em contato conosco!