24 de março de 2022

Uso adequado do ar-condicionado no dia a dia

O que antes era considerado como um ítem de luxo, hoje se tornou um acessório fundamental responsável por trazer conforto e bem-estar. Atualmente é inviável comprar um carro sem ar-condicionado, principalmente em cidades de altas temperaturas. Mas, você sabe como é o uso adequado do ar-condicionado no dia a dia? 

Além de trazer essa comodidade, o ar-condicionado também é responsável por filtrar as impurezas e purificar o ar ambiente.

Você sabia que a falta de higienização do ar-condicionado pode acarretar problemas para a sua saúde? A falta de manutenção gera fungos e bactérias, o que pode causar problemas respiratórios para os ocupantes do veículo.

Vamos te dar algumas dicas para o bom uso do sistema de ar do seu veículo no dia a dia, além de otimizar sua eficiência e vida útil. 

  1. Evite deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo

Quando o ar-condicionado automotivo fica desligado por muito tempo, ele acaba juntando  e acumulando poeira nos componentes. Portanto, para garantir a lubrificação e evitar o ressecamento das peças, ligue o ar pelo menos uma vez por semana. É importante fazer o ar circular pelo sistema. Dessa forma, no inverno e em lugares frios, o ar pode ser ligado na temperatura quente, em vez de apenas andar com os vidros fechados.

  1. Tire o ar quente de dentro do veículo antes de ligar o ar-condicionado

A maioria das vezes que ligamos o ar-condicionado é nos dias muito quentes. Porém, são nesses dias que você deve tomar um cuidado extra. Sempre dissipe o ar quente do interior do veículo antes de ligar o aparelho. Quando seu carro estiver estacionado, por exemplo, sob um forte calor, antes de ligá-lo novamente abra as janelas e ande por algum tempo com ele até amenizar a temperatura interna.  Ligar o ar-condicionado contra um calor forte demais exige muito do sistema, forçando os componentes e comprometendo sua vida útil.

  1. Cuidado ao usar o botão de recirculação

O botão de recirculação do ar-condicionado proporciona um resfriamento mais rápido. Porém, é importante não usá-lo de maneira habitual, pois pode sobrecarregar o aparelho. Além disso, pode ocorrer saturação do ar no interior do carro. Por isso, esse recurso não é indicado para quem vai passar muito tempo dentro do veículo, mas sim, apenas quando o carro estiver rodando por áreas com grande concentração de poluição.

  1. Desembaçar os vidros

Nos dias chuvosos, o ar-condicionado pode ajudar muito o motorista, pois ele é responsável por retirar a umidade do ambiente e deixar os vidros livres do embaçamento. Para isso, basta selecionar o fluxo de ar para o para-brisa, ligar o ar-condicionado e acionar o ventilador na velocidade máxima. Mantenha o equipamento ligado para evitar que os vidros voltem a embaçar.

  1. Manutenção e higienização do ar-condicionado

Não há equipamento de um veículo que funcione sem uma manutenção adequada. Além disso, é fundamental fazer uma higienização periodicamente. A limpeza é essencial para a saúde do ar-condicionado e das pessoas que estão dentro do veículo, isso porque a falta de manutenção gera fungos e bactérias, o que pode causar problemas respiratórios. 

É recomendado que a limpeza seja feita por profissionais, pois é necessário utilizar equipamentos e produtos específicos para remover todo o pó, fungos, bactérias e vírus. Você está precisando realizar a higienização do seu ar-condicionado? A União Vidros e Som Automotivo é uma empresa especializada na higienização de ar-condicionados, oferecendo qualidade máxima há 20 anos no mercado. 

A União também busca atender as necessidades à domicílio, garantindo a satisfação dos clientes, oferecendo os melhores produtos, serviços e soluções eficientes.

Acesse: http://162.214.191.19/~uniaoautovidros/servicos/troca-de-para-brisa-a-domicilio/ e solicite seu orçamento.