29 de junho de 2020

Vidros de Caminhões: Qual a importância da manutenção

Um caminhão, diferentemente de um carro ou um utilitário, em geral é comprado para ser instrumento de trabalho. Por isso, também é diferente o desgaste que o caminhão acumula em relação aos outros automóveis.

Dependendo do uso que se faz do caminhão, também muda o tipo de desgaste a que ele estará submetido. Um caminhão que seja usado principalmente para transportar cargas em pequenas distâncias e ambientes urbanos, deverá avariar-se primeiro aquilo que é acionado constantemente pelo motorista. Já no caso contrário, do caminhão que esteja submetido ao esforço de longas distâncias, nas estradas brasileiras, pastilhas de freios, lonas e embreagem dentre outros.

Evite surpresas! Faça a manutenção preventiva do para-brisa do caminhão

Entretanto, há itens que se desgastam em quaisquer condições, são os componentes de vidro e acessórios do seu caminhão. Isto acontece, pela grande utilização dos vidros em qualquer tempo, faça chuva ou faça sol. Um exemplo deste desgaste, é o constante choque de pedras e minúsculos objetos no para-brisa, que arranha, risca, e muitas vezes acaba por trincar esta parte fundamental do seu veículo. Para as ocorrências de para-brisas trincado, o melhor é o reparo, que mantém o OEM (Original Equipament Manufatured) conforme as normas oficiais de segurança (CONTRAN).


Os próprios vidros de caminhão que se localizam nas portas sofrem bastante desgaste, seja pela ação dos mesmos minúsculos objetos que danificam o parabrisa do caminhão, seja pela trepidação (que acontece quando se anda longas distâncias com o vidro aberto e dentro da porta). É por isso que recomenda-se a troca de vidros de caminhões e verificação preventiva do maquinário com certa regularidade, para que não haja desconforto na hora de uma longa viagem e a entregar daquela encomenda urgente. Serviços de reparo ou troca de para-brisas na estrada são mais caros e nem sempre possuem a qualidade de que precisamos.

Quem está acostumado a viagens muito longas, sabe que para-brisas trincados são muito comuns. Não precisa lembrar que para-brisa trincado pode acabar em uma pesada multa, mas o principal é a insegurança que ele traz para o motorista, pois qualquer outro choque na região do trinco inicial pode ocasionar no rompimento total do vidro. Uma solução para este caso é a aplicação das películas de segurança em todos os vidros do veículo, o que impede que qualquer deles que venha a se romper, transforme-se em muitos cacos de vidro explodindo sobre o motorista. Isto porque a película forma uma espécie de “rede” e segura os cacos.

Os limpadores de para-brisas e suas palhetas também ficam muito desgastados depois de algumas viagens, pois a chuva e sol sucedem-se sem parar na estrada. Não é nada seguro quando uma das “borrachinhas” se desprende do limpador, ou simplesmente esgota sua capacidade de tirar a água do vidro, podendo ser a causa de alguns acidentes. Por isso é que a constante troca da palheta do para-brisa deve ser algo presente na manutenção de rotina.

Troca ou reparo de para-brisas de caminhão em Mogi Guaçu e região

Tudo o que você precisa para a manutenção dos vidros do seu caminhão, você encontrará conosco. Desde a troca de para-brisa ou das palhetas do seu limpador de para-brisa. Clique aqui e entre em contato conosco.